por Denanci Gonçalves, mais Um na Banda!
"Umbanda tem fundamento, é preciso preparar!" A frase de um lindo ponto de Umbanda, não fala somente do preparo material para se realizar uma gira.
Ela fala mais que isso: fala do preparo dos médiuns e dirigentes. Todos nós temos, a princípio, responsabilidade com a nossa caminhada espiritual.
Quando colocamos a mão na cabeça de um irmão e nos colocamos na posição de dirigente, ou médium que vai atender pessoas que procuram ajuda no terreiro, a responsabilidade é outra e muito maior.
Ninguém é obrigado a abraçar essa responsabilidade, porém, quando o faz deve ter a consciência do que está assumindo, pois estará se dirigente, guiando pessoas em uma caminhada espiritual, e se médium de terreiro orientando e aconselhando pessoas com problemas variados e complexos, e assim sendo está sujeito a gerar para si dharma ou carma.
Para atender uma pessoa sob a orientação dos Guias é necessário muita firmeza para passar confiança ao consulente, humildade para não passar deixar o EGO falar no lugar dos Guias e plena consciência de estar fazendo apenas o papel de instrumento da espiritualidade e nada mais que isso.
Além disso, existe a necessidade de estudos e cursos para facilitar esse trabalho. E não, os Guias não precisam de estudos e cursos.
Quem precisa é você mesmo! Os Guias já sabem como devem trabalhar, mas se o médium se instruir e aprender sobre ervas, por exemplo, vai facilitar o trabalho, pois quando for trabalhar com seu Preto Velho ou Caboclo, poderá juntar as orientações recebidas ao conhecimento que já tem, e acredite, até SUGERIR uma erva no lugar de outra.
Não dá pra querer fazer e acontecer apenas usando de boa vontade. A boa vontade é o primeiro passo.
Investido da boa vontade é preciso preparar e se preparar, por que uma coisa é certa: não é respeitoso fazer da caminhada alheia caderno de lição e experiências, para ver se vai dar certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário