sábado, 16 de maio de 2015

Onde está a Felicidade?



 Por Cristiano Trevelino, Mais Um na Banda! 
Inspirado pelo Exu Tatá Caveira

Para sermos uma pessoa boa, nossas atitudes são espelhos dos nossos sentimentos. Devemos procurar a felicidade, mas que felicidade seria essa? 

A felicidade começa quando encontramos nossa própria verdade, ou seja, onde agimos conforme nossa essência, da forma que achamos correta, não esperando o julgamento dos outros, da sociedade, ou até mesmo da mídia, pois hoje em dia a mídia que escolhe a pessoa correta, o a forma que devemos agir, e com isso muitas pessoas acabam perdendo sua essência para seguir o que para os outros agrada, é correto, mas será que seguindo um padrão de vida imposto pelos outros ou pelo que os outros julgam ser certo, nós seremos felizes?

 Você estará deixando a sua felicidade de lado para seguir um padrão ilusório. 

Quanto será que vale sua felicidade? 

Quando agimos conforme nossos princípios, nos colocamos para fora tudo que há de bom em nós, alegria, felicidade, bom humor, e esses nossos sentimentos irão irradiar para outras pessoas, aquelas que estão em nossas voltas. 

Muitas vezes essas pessoas estão precisando de uma energia boa, e através dessas ações verdadeiras, elas estarão sendo ajudadas, pois quem não gosta de estar na presença de pessoas que te fazem se sentir bem? Seria isso uma forma de caridade?

 E a resposta é Sim, pois mesmo não tendo esse objetivo, nenhuma energia negativa, ativa e pensante suporta ficar em ambientes que a alegria, o bom humos e a felicidade imperam. 

Além disso podemos colocar outro ponto que é a felicidade profissional, pois muitos criticam seus trabalhos, mas ao mesmo tempo esquecem que é ele que te dá o pão de cada dia, que faz com que você pague suas contas. Se não estamos gostando daquilo que estamos fazendo, devemos procurar em nosso interior algo que nos traga satisfação, pois só assim estaremos fazendo o que gostamos e isso nos proporcionará uma felicidade sem igual, pois existe alguma coisa melhor do que ganharmos dinheiro fazendo algo que nos traz satisfação pessoal e felicidade. 

Se por um acaso você não gosta do que faz, só reclama das coisas, nunca está feliz com nada, essa é a hora de uma reflexão, de um encontro com seu interior, de buscar aquilo que lhe faz bem, buscar a sua felicidade, em todos os campos de sua vida, seja no lado profissional, no lado material ou sentimental, deixando de lado tudo que nos é imposto pela sociedade, fazendo com que nossas verdade e nossas essências prevaleçam.

Sempre é tempo de mudar! O que você está esperando pra ser feliz?

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dízimo na Umbanda?


por Marcelo N. Gomes, Mais Um na Banda!

Logo que me iniciei na Umbanda e com uma mente muito Cristã ainda, sempre me perguntava se não deveria ter a oferta do dízimo, mas o tempo foi passando e fui pensando cada vez mais como um Umbandista e de certa forma este assunto ficou perdido no caminho, mas ao receber duas fotos de dois irmãos incorporados, um era o Jack Flwr e o outro Junior Torquato, tive um despertar mental e uma alegria interior imensa ao sentir que tudo estava ali diante dos meus olhos, naquele mesmo momento aquele assunto perdido lá atrás explodia dentro de mim e estava na foto a resposta, imediatamente deixei com que aquela sensação prazerosa tomasse conta de mim e permaneci parado em silêncio, ficando apenas como expectador deste ensinamento, "Esta aí, este é teu dízimo!" como não havia pensado nisto ainda? como não havia visto tudo isso por este ângulo?, tudo começou a passar em minha mente como um filme, as imagens foram ficando claras e cada vez mais me emocionava em ver quantos de nós nos dedicamos, doamos nosso tempo nosso amor ao trabalho espiritual, quantos de nós passamos a nos preparar dias antes das giras, restringindo nossa alimentação, a bebida e ao sexo, e no dia da gira preparando o banho de ervas e cuidando e limpando nosso corpo para podermos ir ao templo, que as vezes fica ali pertinho mas muitas das vezes muito longe, mas estamos lá, de branco, em concentração doando nosso corpo pra ser instrumentos nas mãos da espiritualidade, e assim, passamos a dar, contribuir com nosso dízimo cada vez que vamos ao terreiro, templo......, sentir que é muito mais que ir aos trabalhos, e sim compreender que está aí nossa parcela de contribuição.

Se não bastasse tudo que já havia compreendido me veio a seguinte citação bíblica Malaquias 3:10 " Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. 

Como não se emocionar com esta palavras, estas promessas, mesmo que a bíblia não seja nosso único livro de base, me senti alegre, pois ficava claro que o nosso Criador sempre nos recompensará por nosso empenho, por nossa dedicação e amor a causa celestial, somos instrumentos do todo, basta continuar, basta fazer com amor que jamais ficaremos desamparados .

Agradeço ao ser iluminado que me mostrou tudo isso e agradeço a cada irmão e irmã que me dão a oportunidade de sentir o amor que expressam a nossa Umbanda aos nossos sagrados Orixás, pois com todos vocês é que sinto o Sagrado se manifestar para nos trazer bênçãos e bênçãos.

"Que assim seja"