terça-feira, 31 de março de 2015



Minha Umbanda.........

Por Marcelo N Gomes, mais Um na Banda!



Minha Umbanda está livre de sobrenomes, não me apego se Branca, Pura, Sagrada, Traçada, Omoloko, Tradicional, Umbandoblé, Esotérica, Exotérica, Iniciática, Mística, Umbandeque, Magística, etc, sei lá quantos sobrenomes são possíveis de existir ou de darem a esta prática religiosa que transformou minha vida e ainda continua transformando a cada dia que piso no terreiro, ou seria templo, cabana, choça, núcleo, escola, tenda.....?, enfim a minha Umbanda está muito além de sobrenome ou lugar onde se pratica, ela esta em minha vida em meu coração, a minha Umbanda é aquela que há "manifestação do espírito para a prática da caridade", e isto independe de local, vertente ou influência, minha Umbanda está onde eu estiver. Minha Umbanda tem canto ao som de atabaque, tem defumação, tem bater cabeça, tem respeito, tem amor, tem incorporação, tem oferendas, tem firmeza, tem imagens de santos, de africanos, de mentores, de hindus,de orientais, tem guias e colares, tem sacerdote, ou seria pai de santo, mãe de santo, babalaô, babalaorixá, babá, ialorixá, padrinho, madrinha, dirigente.....? e novamente digo, pouco importa o nome que se dá a quem se disponibilizou a estar a frente dos trabalhos, afinal na minha Umbanda este merece todo meu respeito, amor e gratidão, por doar seu tempo a me ajudar em meu encontro com o sagrado, com o divino. Na minha Umbanda sinto estar no meu lugar, "enfim encontrei meu lugar", quem nunca se perguntou onde é seu lugar?

A minha Umbanda é nossa Umbanda, Umbanda de todos nós, aquela que nos foi presenteada pela espiritualidade e que transforma a vida de milhares de pessoas em todos os lugares onde se baixa um espírito, esta Umbanda é de caridade, humildade, simplicidade, amor, união, verdade.

Na minha Umbanda sou apenas instrumento nas mãos de Deus, ou seria Tupã, Jeová, Elohim, Adonai, Zambi, Olorum, Zeus, Brahma, Amom,Odin.........? acho que Deus é Deus, também não me importo o nome que se dá a ele, afinal, procuro senti-lo em minha vida e isto já me basta.
Enfim, se quem leu tudo isto e achou algo em em comum, bem vindo somos da mesma religião, UMBANDA!!!!!

Me perdoem os mais radicais, mas a minha Umbanda é a que me deixa livre, independente, que me libertou das amarras da ignorância e das mãos de lideres interessados em outras coisas menos na liberdade do meu espírito, portanto, não me deixarei ser influenciado por este ou aquele grupo, por esta ou aquela vertente, por este ou aquele líder...... tenho compromissos com meus sentimentos, com minhas verdades e com minha espiritualidade. Ser Umbandista pra mim é isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário